Loading...

Fibras

Embora tenha-se facilidade de encontrá-las, e terem um custo relativamente baixo, estudos indicam que a população brasileira não consome as quantidades recomendadas de 25 a 30 g/dia para um adulto saudável.

As fibras agem como uma vassourinha, absorvendo excessos (açúcar, gordura) e varrendo para fora do corpo o que ele não necessita.

Sua presença ajuda a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, favorecem o trânsito intestinal prevenindo a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Auxiliam o controle de peso, retardando o esvaziamento gástrico, provocando maior sensação de saciedade, além de ser um fator protetor, prevenindo doenças cardiovasculares ajudando a manter bons os níveis de colesterol, triglicérides e glicose.

Viu quantos benefícios? E o melhor é que podemos obtê-las em diversos alimentos, facilmente encontrados em feiras e mercados. Frutas, legumes, verduras, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja), oleaginosas (castanhas e nozes), cereais integrais (granola, pães, arroz, farelo de trigo).

Uma alimentação balanceada é fundamental, com porções diárias de cereais integrais, legumes, verduras e frutas, como indicados na Pirâmide Alimentar Brasileira, podendo assim, obter as quantidades de fibras necessária, não esquecendo de aumentar o consumo de líquidos durante o dia para favorecer seus benefícios.

Deixe um comentário