Loading...

Saúde Intestinal

Uma pergunta que responde por si só, quando aparecem sintomas de incômodos intestinais. Os mais comuns são: inchaço, sensação de peso, gases e prisão de ventre.

Além das funções de absorção de nutrientes, excreção e equilíbrio do pH do organismo, o intestino também está relacionado com sua saúde mental (chamado de segundo cérebro - possui cerca de 100 milhões de neurônios conectados), controle do humor ( produz 80% da serotonina - hormônio do bem-estar), e defesas do organismo (ele contém cerca de 60% das células de defesa do organismo - imunoglobulina).

Para que o órgão funcione adequadamente, tenha uma alimentação balanceada, rica em alimentos amigos do seu intestino, como: Frutas cítricas (principalmente a casca é rica em pectina), maçã, ameixa, limão, laranjas, legumes e vegetais. Farelo de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada as chamadas gomas.

Todos esses alimentos apresentam alta capacidade hidrofílica, retardam o esvaziamento gástrico, proporcionam substrato fermentável para as bactérias do cólon, reduzem a concentração plasmática de colesterol, melhoram a tolerância à glicose. Mucilagens: Sementes e algas (gelatinas - ágar-ágar) capacidade gelificante (arrastam gorduras, poluentes e metais pesados,  evitam picos glicêmicos, reduzem o colesterol, melhoram à tolerância a glicose). E é claro, beba bastante água! Sempre!

O aumento de fibras na dieta deve seracompanhado pelo aumento do consumo de água.

Outra coisa muito importante: probióticos! Eles são suplementos com microorganismos vivos e que, consumidos regularmente em quantidades suficientes, trazem benéficios à saúde e ao bem estar. Seu consumo regular favorece o crescimento das bactérias benéficas ao intestino (regularizam a função intestinal, melhora função imune, diminuindo diarréias, gases e constipação; normalizam o pH e ajudam a produzir enzimas essenciais para digestão).

Se você não dava tanto valor a sua saúde intestinal antes, agora você tem um monte de motivos para fazê-lo. Procure orientação de um bom profissional para personalizar e adequar sua alimentação, valorize a sua saúde ela é seu maior patrimônio.

Deixe um comentário